top of page

Você sabe o que são Softskills? E o Mindfulness?

APRENDIZADO EM GESTÃO

Esperamos que você aproveite esse conteúdo para encontrar sua fonte de motivação, mas se precisar de ajuda nosso time está à disposição.

Uma boa leitura!

De vez em quando surgem novas modinhas tendências e conceitos, com nomes que você nunca viu, mas quando você entende o que eles são, descobre que você já conhecia aquilo, só que com outro nome.

Isso acontece por vários motivos, como a reciclagem de conhecimentos, a necessidade de aprofundamento ou a renovação de algum conceito, além da necessidade de atrair novas pessoas para aquele tema…

Os termos que quero trazer aqui para nossa conversa são dois que estão na “moda do momento”, mas você já conhece ou já ouvi falar deles em algum lugar. São os conceitos de Softskills e Mindfulness, que veem sendo cada vez mais abordados e se destacam por diversos motivos. Mas a pergunta que não quer calar é: Você sabe o que eles realmente significam?

As Softskills, ou SK, são comportamentos, competências e habilidades, relacionadas a aspectos da personalidade, que melhoram sua interação com o mundo ao redor.

Ou seja, são competências humanas e necessária a todos, se aplicando a qualquer tipo de trabalho e a vida pessoal também.

Alguns exemplos de Softskills são:


Comunicação verbal


Persuasão


Trabalho em equipe


Capacidade de ensinar


Assertividade


Mindfulness

De soft essas competências só têm o nome, não é não? Pois são comportamentos essenciais e que demandam grande esforço para o desenvolvimento. Eu particularmente acredito que as Softskilss são mais valiosas que as competências técnicas (também conhecidas por “Hardskilss”).

Mas por que acredito nisso?

Essas competências comportamentais são necessárias para um bom relacionamento com o mundo ao seu redor, e seu desenvolvimento pessoal e profissional a longo prazo, tendo grande impacto para o seu sucesso durante a vida.

Além disso, desenvolver essas competências não é rápido e nem simples. Já competências técnicas são de rápido aprendizado, pois são mais padronizáveis, podendo ser aprendida pela repetição, fazendo um curso ou aprendendo com alguém.

Apesar de entender a importância das Softskills, eu acredito que um bom perfil profissional deve apresentar o equilíbrio entre esses dois pacotes de competências…

Porém a questão é que as Hardskills são mais cobradas e valorizadas no mercado de trabalho e até facilitam o ingresso nas organizações, mas no final das contas quem pode te levar ao verdadeiro sucesso são as Softskills

Que cenário maravilhoso, não? As competências que irão te levar mais longe à longo prazo são as mais difíceis de desenvolver! É para chorar? Claro que não!

As SK estão aí para serem aprendidas, como qualquer competência na vida, mas não de forma tão rápida, dependendo de compromisso, prática e busca constante pelo seu desenvolvimento. Além de dedicação e paciência. Como conseguir falar melhor em público, ou trabalhar melhor em equipe?

Existem muitas formas de desenvolve-las, cursos especializados, coaching, terapia, aulas de teatro, yoga, PNL, canto, oratória, mentoring, prática de relacionamentos, dar aulas para alguém, utilizar seu poder de persuasão de forma positiva, entre outros, e muita, muuuuita prática!

Então identifique as SK que você precisa desenvolver para o sucesso da sua trajetória e busque formas de pratica-las constantemente no seu dia-a-dia.

Valorize quando você conseguir desenvolve-las, e aproveite até na hora de elaborar o seu Curriculum Vitae! O valor econômico fez uma reportagem muito interessante sobre a importância das SK na hora de elaborar o seu currículo. Leia no link

E o Mindfulness

De forma bem direta, ela é uma competência conhecida como atenção plena ou consciência plena, que se configura em um estado atento e presente a si mesmo e ao seu redor.

Mindfulness é viver o momento sem julgamento!

Ou seja, é um estado mental de atenção a experiência presente, com uma atitude curiosa sobre você e seu entorno, seus pensamentos e suas sensações e de como elas realmente acontecem.

Uma forma conhecida de alcançar esse estado de atenção é através de meditação, yoga ou exercícios de relaxamento. Ela se aplica a programas de redução de stress, terapia e psicoterapia.

No Brasil existem pesquisas na área do mindfulness no campo da medicina comportamental e saúde coletiva. Alguns benefícios evidenciados nessas pesquisas são:


Redução da depressão


Melhora do manejo da dor crônica


Melhora na lida do estresse


Redução da pressão arterial; entre outros.

Considero a Mindfulness relevante para te ajudar a alcançar seus resultados, tanto que ela entrou na minha lista de exemplo de Softskilss ali em cima.

Entendo que ela é um elemento muito importante a ser considerado nesse pacote de habilidades voltadas para o seu relacionamento com o mundo.

Agora que você já conhece um pouco mais das Softskills e do Mindfulness, valorize elas, use-as com sabedoria, busque desenvolve-las e se abra para seu verdadeiro potencial!

Se você gostou desse texto, comenta aqui em baixo o que achou, compartilhe!

Um abraço,

Bernardo Mudjalieb

Sócio, Coach e Consultor na Emboé

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page