APRENDIZADO EM GESTÃO
Esperamos que você aproveite esse conteúdo para encontrar inspiração, mas se precisar de ajuda nosso time está à disposição. Uma boa leitura!
Diversas empresas não possuem um planejamento estratégico para os resultados que desejam alcançar, simplesmente vão indo!
No atual momento que vivemos fazer planos de futuro para qualquer negócio é uma atividade de esperança! De que a economia vai melhorar, que os clientes vão desejar consumir os produtos e serviços e a confiança para fazer negócios vai voltar a crescer.
Planejar o alcance de resultados, sejam eles quais forem, é exercitar nossa imaginação e a capacidade de sonhar com uma nova realidade, com um futuro desejado que é diferente do momento atual. Para o guru da administração Peter Drucker:
Porém, se fosse simples mudar a realidade e criar o futuro que desejamos já teríamos resolvido tudo o que queremos e o que o negócio precisa, não teríamos mais problemas a serem resolvidos nem sonhos a serem alcançados. Não é bem essa a realidade que encontramos por aí…
A grande maioria das empresas enfrenta problemas na elaboração dos seus planos estratégicos, ou seja, não sabem como organizar suas necessidades internas e externas, compatibilizar os anseios de mudança das diversas partes interessadas do negócio e sintetizar isso em um plano único e alinhado com todos.
Algumas empresas até sabem elaborar seu plano estratégico, mas caem no maior desafio todos: Conseguir executar aquilo que foi planejado
Superar a etapa de elaboração de um planejamento pode não ser fácil, só que a dificuldade de colocar na prática tudo aquilo que foi pensado e planejado é o calcanhar de aquilhes de todos os planejamentos.
Mobilizar as pessoas e áreas de uma empresa, para saírem de sua rotina, se comprometerem com o plano e fazerem algo a mais e que vai mudar a forma de fazer as coisas pode criar muita resistência interna.
Nossa cultura (brasileira) não é de muita disciplina, somos “reis do jeitinho” e de fazer as coisas em cima da hora. Fatores que sem dúvida atrapalham muito a implementação de qualquer plano. Como também disse Peter Drucker:
“A cultura come a estratégia no café da manhã”
Em estudo realizado por Schwartz (2000), considerando empresas brasileiras de grande porte de diversos setores, identificou-se barreiras à implementação de estratégias, analisadas em quatro dimensões:
Se tudo isso não fosse o suficiente para seu planejamento estratégico falhar, ainda existem outros fatores que podem comprometer a sua execução. Segundo estudo de Harvard, 90% dos planejamentos falha na execução, por diversos motivos (ausência de comprometimento da liderança, falta de recursos humanos e financeiros, mudança de cenários, cultura organizacional, etc..)
Um dos pontos que mais se destaca no que tange a problemas de execução de qualquer plano, é sobre as mudanças que ocorrem no dia a dia das empresas e que a estratégia não foi capaz de assimilar no momento de sua elaboração e nem de se adaptar ao longo do caminho.
Os desafios de elaborar e implementar um planejamento estratégico são reais mas podem ser superados!
Para se obter o sucesso com o planejamento estratégico é preciso aumentar nossa consciência sobre esses desafios e ter formas de contornar os obstáculos. Antes precisamos entender o que é estratégia de fato.
De forma bem sucinta estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo
Diversos autores abordam o assunto a bastante tempo e trazem diferentes pontos de vista, acumulando um grande conhecimento do assunto motivados pelo aumento da exigência das empresas no que tange a sua formulação, orientação para tomada de decisão e expansão de mercado (KALLÁS, 2003).
Para Ansoff (1965), a estratégia pode ser entendida como um conjunto de regras para a tomada de decisão que dizem sobre a empresa e o seu ecossistema.
Já Porter (1985) diz que estratégia são ações ofensivas ou defensivas visando criar uma posição segura numa indústria e enfrentar suas forças competitivas obtendo assim retorno sobre o investimento.
Já KAPLAN e NORTON (2000), dão ênfase que “estratégia tem a ver com opção”, logo a definição de estratégia é um momento de realizar escolha.
Henry Mintzberg
Já para o famoso autor de gestão estratégica canadense, Henry Mintzberg, ensina que ao elaborar uma estratégia estamos definindo aquilo que desejamos que aconteça, o que ele chama de estratégia pretendida. Acontece que essa estratégia que foi pensada em certo momento, não é capaz de atender a todas as mudanças que irão ocorrer ao longo do tempo.
Para resolver a essas questões que vão aparecer no caminho, Mintzberg sugere que sejam adotadas estratégias emergentes, ou seja, ideias que vão surgir ao decorrer da execução e que na grande maioria das vezes vão resolver os problemas organizacionais.
Ainda existem outros autores, escolas e conceitos de estratégia mas nosso objetivo aqui é deixar mais claro como aplicar esses aprendizados para gerar resultados
Assim como toda e qualquer teoria administrativa, a Estratégia é contingencial (FAGUNDES et al., 2011), havendo a necessidade de adequá-la à situação, contexto e realidade de cada organização. Logo, não existe um padrão a ser seguido, mas sim escolhas e opções metodológicas que precisam ser feitas por cada organização ao longo do tempo, conforme suas necessidades.
Algumas macro etapas podem ser observadas quando comparamos diversas metodologias existentes:
Independente da metodologia ou das ferramentas utilizadas, a gestão estratégica deve propiciar um processo de reflexão sobre o desempenho da organização e das pessoas que a gerenciam, no qual nos permitirmos e nos obrigamos a questionar continuamente:
Indo além do método, das ferramentas e da reflexão é fundamental considerar que a estratégia anda junto com os processos do negócio e deve estar integrada a rotina das pessoas, sendo facilmente gerenciada e assimilada por todos.
Ainda está em dúvida de como fazer seu Planejamento Estratégico?
A Emboé possui experiência de realização de mais de 15 planejamentos estratégicos para clientes de diversos portes e segmentos apoiados com essa solução gerencial e com alcance de resultados tangíveis.
Ao longo desses projetos fomos aprendendo, refinando nosso método e as ferramentas utilizadas, além de formas de contornar os obstáculos e engajar as pessoas e as empresas com seus planos.
Usamos a estratégia na Emboé para dar o norte da nossa identidade organizacional, com nossa missão, visão e valores e usamos o Balanced Scored Card (BSC) para organizar os objetivos, ações, indicadores e metas.
Além disso usamos o planejamento estratégico para guiar nossas ações, tomar decisões e medir nosso desempenho.
Casa de ferreiro, espeto de ferro e bem amolado!
Acreditamos na estratégia como forma de mudança da realidade e em tempos de incerteza, ter uma base onde podemos acompanhar o que planejamos, corrigir o rumo e refletir se estamos indo bem ajuda e muito e enfrentar as dificuldades do caminho.
Se você ou sua empresa precisa de ajuda com o planejamento estratégico, faça contato com a gente! Será um prazer ajudar e mudar a realidade do seu negócio para melhor e entrar em uma rota de crescimento estratégico e sustentável.
Um abraço,
Bernardo Mudjalieb
Sócio e Consultor na Emboé
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